Avançar para o conteúdo principal

A Luz de Lisboa

No domingo resolvemos ir até Lisboa... normalmente fazemo-lo por alturas do Natal, mas a ideia era os pequenos andarem de comboio para sairmos no Rossio.
Para eles foi toda uma excitação, normalmente anda-se de carro e eventualmente de metro.
De comboio é raro.Mas fiquei triste, a chegada ao Rossio, já não tem a magia de outrora... tudo a correr, policias a intervir por terem apanhado alguém sem bilhete. Enfim...


Seguimos caminho até à baixa, o sol sabia mesmo bem, apesar do ventinho frio...
Pensei subirmos no elevador de Santa Justa, mas rapidamente perdi a vontade, umas filas enormes😞
Continuamos a descer e apesar de vermos muitas pessoas na rua, principalmente estrangeiros (por vezes questiono-me se estou mesmo em Lisboa) e ao chegar ao Arco da Rua Augusta  resolvemos ir ver... achei carote, pagar 2,50€ para subir lá cima para ver Lisboa, ou melhor que os adultos pagassem ainda aceito, agora uma criança 8 anos pagar igual... não acho bem, isto para não me alongar mais!!
A vista lá de cima é deslumbrante, Lisboa e todo o seu esplendor magnifico!


Resolvemos vir de volta e irmos à missa do 12h00 à minha adorada igreja de São Domingos.
Entrar naquele lugar é algo que não consigo explicar, uma emoção enorme, mas ao mesmo tempo uma paz. Não tirei fotos, mas fui espreitar mais um pouco deste lugar especial e sem dúvidas continua a ser a minha igreja preferida em Lisboa.
Não me vim embora sem antes deixar uma vela por cada um de nós a Nossa Senhora de Fátima, uma mania minha da altura em que trabalhava na baixa, todos os sábados passava por lá bem cedo para acender uma vela...

Almoçamos na Rua das Portas de Santo Antão e resolvemos vir dar mais uma volta e ir à descoberta de ruas por onde poucas ou nenhumas vezes andamos.
Subimos a Rua da Madalena, atravessamos para ir para a Rua de São Mamede e qual não foi o nosso espanto ao descobrir uma igreja Ortodoxa que após pesquisa fiquei a saber ser a Igreja Ortodoxa Romena, com muita pena fiquei por não estar aberta.
Mais acima encontramos o Teatro Romano de Lisboa, não foi a primeira vez que tinha visto o espaço, mas agora está um pouco mais cuidado...


De seguida começamos a andar em direcção ao Largo das Portas do Sol, onde está a estátua de São Vicente e mais uma vez temos uma vista de cortar a respiração para o Tejo, para o Panteão e outros locais...

Resolvemos vir em sentido de Alfama e adorei o espaço, normalmente passamos nestas zonas por alturas dos Santos e à noite... sem dúvida que o dia também tem a sua magia e descobrimos recantos fantásticos!

E uma senhora a vender ginginha à porta da sua casa, limitando-se apenas a esperar que as pessoas passassem. Como se fosse algo de natural... adorei o propósito e esta simplicidade de ser bairrista!!

O caminho foi feito a passar pela Sé... eram tantas mas tantas as pessoas, que nem dava vontade de entrar... mas entramos, se lá estivemos 5 minutos foi muito!
Viemos de volta ao Rossio com promessa de em breve lá voltar para descobrir mais recantos desta nossa linda Lisboa, que apesar de algo suja, confusa e em constantes obras de Santa Engrácia a todos encanta!

Lisboa é Linda!!!

Beijinhos a todos!
Sandra C.

Comentários

  1. O Comentário que a Isa Sá simpaticamente deixoue que eu apaguei sem querer foi:
    "Bonitas imagens. Até já me senti a viajar um pouquinho por aqui!"

    Obrigado Isa pelas simpáticas palavras!

    Beijinhos
    Sandra C.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Panquecas de maçã

Fotografias da minha autoria... Cá por casa, todos se pelam por ter um pequeno almoço com panquecas. No passado sábado "inventei" umas que ficaram uma delícia. Simplesmente voaram. Tive como inspiração base uma receita que vi no blog "A Pitada do Pai", que tanto gosto de seguir. Então a receita foi esta: - 2 ovos - 1 maçã pequena Granny Smith ou metade de uma grande - 1 colher sopa açúcar amarelo ou de coco - 2 colheres sopa amido milho (vulgo Maizena) - 1 colher sopa de Maizena - 1 colher sopa de farinha de coco Preparação: Descasque a maçã, corte em pedaços, junte todos os outros ingredientes no liquidificador. Se achar que a massa está muito densa, acrescente aos poucos leite vegetal ou leite de vaca ou mesmo sumo de laranja. Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo de coco ou manteiga. Faça mini panquecas, vai render cerca de 12 a 14 doses. Quando começar a fazer, é ver todos a virem a correr, espreitar o que se passa,

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa