Avançar para o conteúdo principal

"E Depois do Adeus" - Saber entender o reverso da medalha...


"E depois do Adeus", é uma música que todos ou quase todos a conhecem como sendo a canção de inicio à revolução de 74. No entanto esta noite na RTP 1 começou uma série em que tem esta música como banda sonora.
A série trata do pós revolução, de quando a Portugal chegaram os retornados vindos das ex-colónias (nesta fase mais propriamente de Angola). Até agora, nada de novo vos estou a contar... o que queria vos contar é outra coisa. Para mim que nasci em 74, os retornados não passavam de pessoas que invadiram o o nosso país... houve uma fase em que realmente me apercebi que não era bem assim, mas mesmo assim estas pessoas eram olhadas e faladas de lado (Ahhh, vê-se logo que é retornado..." , mais tarde tive contacto directo com alguém que era retornado e diga-se de passagem que a impressão que fiquei não era das melhores.
Tudo isso mudou quando um dia em pleno trabalho, bati à porta de alguém (num bairro em que muitos retornados viviam) e depois de ter feito aquilo que me competia, que era tentar vender um aspirador, o casal de velhotes, me convidou para nessa tarde, ir tomar chá a sua casa. Nunca tal me tinha acontecido e o mais correcto seria negar o convite, mas para alguém como eu que gosta de uma boa conversa, algo me levou a aceitar o convite e nessa tarde lá estava eu pelas 17h00 na casa dos ditos senhores. Bebemos o chá e a conversa foi-se desenrolando e então este simpático casal, contou-me a história deles, como tinha sido a vida deles lá, tudo o que tinham construído, antes de virem embora, como foram os dias antes de virem, dos tiros que circundaram a sua casa, do medo, da incerteza sobre o que deveriam fazer, um tudo e nada... Não eram pessoas que vivessem mal, mas psicologicamente viviam, tinham estas e outras memórias amordaçadas e nesse dia eu fui a sua confidente (diga-se de passagem que muito me orgulho disso). Em Portugal tal como já disse não viviam mal, mas para passarem melhor os dias, sem pensarem demasiado em outras coisas, tinham comprado um pequeno terreno, onde deitaram mãos à terra e cultivavam produtos para consumo próprio, coisa que nunca antes tinham feito. Digam lá que não é de louvar, a capacidade destas pessoas de passarem por cima de um orgulho e de tudo em que acreditavam...
Esta foi uma das muitas lições de vida que aprendi, ao falar com pessoas mais velhas, muitos de nós acham aborrecido falar com os velhos, mas eu falo por mim, adoro! Aprendo sempre qualquer coisa que desconheço, surpreendo-me sempre com qualquer coisa que já aconteceu na vida destas pessoas... também acredito que para eles é importante terem com quem falar, terem quem os oiça, amenizando assim a solidão e outros sentimentos que corroem os seus corações...
Desta série, fica o desejo de realmente ficar a conhecer um pouco mais sobre uma realidade pouco desvendada...

Cumprimentos e bom fim-de-semana
Sandra C.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Panquecas de maçã

Fotografias da minha autoria... Cá por casa, todos se pelam por ter um pequeno almoço com panquecas. No passado sábado "inventei" umas que ficaram uma delícia. Simplesmente voaram. Tive como inspiração base uma receita que vi no blog "A Pitada do Pai", que tanto gosto de seguir. Então a receita foi esta: - 2 ovos - 1 maçã pequena Granny Smith ou metade de uma grande - 1 colher sopa açúcar amarelo ou de coco - 2 colheres sopa amido milho (vulgo Maizena) - 1 colher sopa de Maizena - 1 colher sopa de farinha de coco Preparação: Descasque a maçã, corte em pedaços, junte todos os outros ingredientes no liquidificador. Se achar que a massa está muito densa, acrescente aos poucos leite vegetal ou leite de vaca ou mesmo sumo de laranja. Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo de coco ou manteiga. Faça mini panquecas, vai render cerca de 12 a 14 doses. Quando começar a fazer, é ver todos a virem a correr, espreitar o que se passa,

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa