Avançar para o conteúdo principal

Por entre tachos e panelas

Já andava para colocar este post há já algum tempo, mas dava-me a preguiça...
Nestes dias que estive em casa, aproveitei para fazer algumas coisas boas.
Então houve um dia que fiz bacalhau à braz à minha moda (o que quer dizer que levou muito pouca cebola, porque nem o Carlos nem eu gostamos...), fiz empadão de carne (apesar de eu gostar mais dele com arroz, fiz com puré, porque o maridão gosta mais), hoje com o que sobrou da carne, fomos ás compras e trouxemos uma base fresca para Pizza da Bimbo e fiz uma Pizza de trás da orelha... e ainda tive tempo de fazer um bolo de laranja que ficou um espectáculo (quem disse isso, foram os meus cunhadinhos e o Carlos, porque eu limitei-me a cheirá-lo e a comer o coco ralado)
Hoje então deixo a receita do Bacalhau à Braz e do Bolo de laranja.
Bacalhau à Braz à minha moda
Ingredientes:
- 2 boas postas de bacalhau
- 1 pacote médio de batata palha
- 1 cebola média
- 2 ovos
- Azeite q.b.
- Sal q.b.
Preparação:
Coze-se as postas de bacalhau, depois escorre-se, limpa-se da pele e das espinhas e desfia-se.
Num tacho, ou frigideira anti-aderente pica-se muito finamente a cebola, coloca-se o azeite e leva-se ao lume até a cebola ficar bem transparente. Junta-se o bacalhau e as batatas e depois os ovos bem mexidos, mexe-se muito bem, até ficar tudo bem ligado, tempera-se de sal e está pronto.
Consoante o gosto podem ainda picar um raminho de salsa ou então se gostarem mais um raminho de coentros.
Bom apetite

Bolo de Laranja
Ingredientes:
- 125 gr. de margarina
- 200 gr. de açúcar
- 3 ovos
- 350 gr. de farinha
- 1 chávena de leite
- 4 colheres de chá de fermento em pó
- 1 laranja
-Coco ralado q.b.
Preparação:
Bate-se muito bem o açúcar com as gemas dos ovos, depois junta-se a margarina derretida,
a casca da laranja e bate-se muito bem. Bate-se as claras em castelo e aos poucos junta-se a farinha e o fermento, com o leite e por fim as claras em castelo.
Unta-se uma forma e polvilha-se com farinha, coloca-se o bolo no forno até ficar lourinho e ao colocar um palito na massa e esta sair seca.
Desenforma-se o bolo, e ainda quente esprema o sumo da laranja e coloque-o por cima do bolo, polvilhe-o ainda com o coco ralado.
Bom apetite.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa