Avançar para o conteúdo principal

Por Entre Tachos e Panelas

Esta semana tal como a anterior vou deixar duas propostas para o fim-de-semana de Páscoa. A de carne, para apreciadores de Picanha e nos doces uma tarte de limão e umas amêndoas diferentes.

Picanha no forno

Ingredientes:
- 1 Peça de Picanha inteira (nos hipermercados encontra facilmente)
- Vinho Branco q.b.
- Sumo de 1 Limão
- 3 Alhos
- Ervas Aromáticas para carne no forno q.b.
- Massa de Pimentão q.b.
- 1 Caldo de galinha ou de carne
- Molho inglês q.b.
- Margarina q.b. ou azeite q,b.
- 6 Cebolinhas pequenas
- 1 Cenoura Grande

Preparação:
Lave a carne, mas não lhe retire a gordura própria, pois ao assar é esta gordura que vai fazer a carne não ficar tão seca. Coloque a carne numa assadeira.
Prepare o molho com o vinho branco, o sumo de limão, os alhos picados, as ervas aromáticas, a massa de pimentão, o caldo de galinha (que pode ser desfeito ao lume, num pouco de vinho branco), o molho inglês.
Corte a carne superficialmente com uma boa faca, deite por cima a margarina em bocadinhos ou o azeite e nos intervalos da carne coloque algumas fatias da cenoura e algumas cebolinhas, o resto que sobrar coloque na assadeira.
Deite o molho preparado anteriormente, deixe a marinar de um dia para o outro. Leve ao forno.
Se o molho secar, aqueça um pouco de vinho branco e vá regando o assado.
Sirva com arroz e uma salada.
Bom apetite.

Tarte de Limão Merengada
(Esta receita foi retirada da revista Mulher Moderna nº 132 - Março 2007)
Ingredientes para a base:
- 250 gr. Bolacha Maria
- 200gr. Margarina
- 50 gr. Miolo de Avelã

Preparação:
Esmague as bolachas, junte-lhes a margarina derretida e o miolo de avelã e mexa bem até obter uma massa. Forre uma tarteira de fundo amovível com esta massa e pressione bem, leve ao congelador cerca de 30 minutos.

Ingredientes do Recheio da Tarte:
- 1 Lata de Leite Condensado
- 1 Limão Grande
- 2 Ovos
- 70 gr. Açúcar

Preparação:
Misture bem o leite condensado com o sumo e a casca do limão. Junte –lhe as gemas batendo bem entre cada gema adicionada. Verta este creme sobre a massa que já está na tarteira e leve ao forno cerca de 25 minutos a 180º.
Bata as claras em castelo, juntamente com o açúcar, até obter um merengue, coloque-o por cima da tarte e leve a gratinar ao forno.
Esta tarte pode ser feita com laranja, tangerina... vai da imaginação de cada um.
Bom apetite.

Amêndoas com caramelo e natas
(Esta receita foi retirada da revista Mulher Moderna nº 132 - Março 2007)
Ingredientes:
-200 gr. Açúcar
- 5 Colheres de sopa de água
- 1 dl de Natas
- 200 gr. Amêndoas com pele
- Óleo para untar

Preparação:
Leve o açúcar salpicado com água a lume brando numa frigideira. Deixe-o alourar, até obter um caramelo. Junte as natas aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau. Sem parar de mexer, junte as amêndoas, deixe ferver uns instantes e apague o lume.
Com a ajuda de um garfo, tire montinhos de amêndoas e coloque-os num prato grande, previamente untado com óleo. Deixe secar e sirva em taçinhas ou então dentro de formas de papel.
Bom apetite.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa