Avançar para o conteúdo principal

“Encontro com o passado” – Parte I

Para festejar o 25 de Abril deixo-vos um excerto da peça “Encontro com o Passado” que escrevi em Outubro de 2001.
A peça conta a história de um locutor de rádio que se encontra a fazer na noite de 24 para 25 de Abril do tempo actual, o seu programa de rádio “Encontros com o passado”.
Neste programa ele conta a sua vida pessoal desde 1961 até 1974. Deixo aqui uma chamada de atenção que isto é um texto de ficção baseado em factos reais, no entanto existe aqui factos que podem não corresponder à realidade, como por exemplo ter existido mulheres na prisão de Peniche.
Este texto que vos deixo faz parte da última parte da peça.


“(...) Eu soube do que se passou por mero acaso, nessa noite depois do meu filho e da minha mãe estarem a dormir, sentia-me um solitário e resolvi sentar-me na sala, tendo por companhia apenas o meu rádio de pilhas.
A minha paixão pela rádio nasceu no tempo em que estive preso, pois durante muito tempo não tive acesso a ouvir música, apesar de vez em quando, ouvir muito longe um rádio a funcionar, (...) o do guarda de serviço. (...) Então comecei a trazer comigo, esse pequeno rádio que ainda hoje guardo religiosamente. (...)
Foi o que aconteceu nessa noite, esse rádio foi a minha companhia, apesar de ter o meu filho e a minha mãe, sentia-me só sem ter a minha mulher comigo.
Sentia-me inquieto e comecei a andar ás voltas pela sala, na cozinha, fui até à janela, sentia o frio da noite a entrar pelos meus ossos, liguei o rádio que estava sintonizado no Rádio Clube Português e nunca pensei que o que ouviria a seguir, iria mudar o rumo da história para sempre.
O que ouvi (...) foram estas palavras “Faltam cinco minutos para as 23.00 horas. O Paulo de Carvalho com o Eurofestival 74 “E depois do Adeus”.
E foi assim, para mim aquele momento não tinha nada de especial, apesar de admitir que é uma música que mexe com o nosso interior, umas horas mais tarde viria a compreender que tinha sido o mote, para dar largas aos militares.
Continuei sentado a pensar na vida (...) comecei a mexer no rádio e por volta da meia –noite quando passava de rádio em rádio, no programa de poesia da Rádio Renascença, ouvi o locutor dizer com uma convicção fora do comum, “Grândola Vila Morena, terra da fraternidade, o povo é quem mais ordena dentro de ti ó cidade!”
(...) Resolvi sair, naquela madrugada quase não se via ninguém na rua, a não ser os amigos da boémia, comecei a andar pelas ruas, como se estivesse à espera que acontecesse alguma coisa e não é que aconteceu? Continuei a ouvir o meu rádio, quando estranhei que o Rádio Clube não passava qualquer música para além das Marchas Militares, quando perto das quatro e meia ouvi a voz de Joaquim Furtado a dizer:

“ Aqui Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas.
As Forças Armadas Portuguesas apelam para todos os habitantes da cidade de Lisboa no sentido de se recolherem a suas casas, nas quais de devem conservar com a máxima calma.
Esperando sinceramente que a gravidade da hora que vivemos não seja tristemente assinalada por qualquer acidente pessoal, para o que apelamos para o bom senso do comando das forças militares no sentido de serem evitados quaisquer confrontos com as Forças Armadas.
Tal confronto, além de desnecessário, só poderá conduzir a sérios prejuízos individuais, que enlutariam e criariam divisões entre os Portugueses, o que há que evitar a todo o custo.
Não obstante a expressa preocupação de não fazer correr a mínima gota de sangue de qualquer Português, apelamos para o espírito cívico e profissional da classe médica, esperando a sua ocorrência aos hospitais, a fim de prestar a sua eventual colaboração, o que se deseja sinceramente desnecessária.”

Eu não queria acreditar, já tinha vivido várias situações na minha vida, mas esta foi diferente, fiquei sem reacção durante uns momentos, sem conseguir pensar no que deveria fazer em seguida, se voltar para casa, se...sei lá... quando de repente vejo passar uns quantos militares por mim e penso que afinal é verdade, eles estão mesmo a falar a sério. Começo a andar pelas ruas, acabei por ir parar ao Terreiro do Paço já era quase manhã, quando vi militares entendi que era ali que tudo ia começar.
Comecei a ver pessoas a sair, Lisboa tinha acordado para 1º dia do resto das nossas vidas.
Os militares impediam a passagem de quem vinha trabalhar, os poucos comerciantes que abriram, no fim da manhã acabaram por fechar portas. O povo estava na rua, por toda a parte ouvia-se “Abaixo o Fascismo! Vitória, Vitória! O Povo Unido jamais será vencido!” (...)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa