Avançar para o conteúdo principal

Ensaio sobre a Cegueira – José Saramago

Muito já tinha ouvido falar deste livro e também conhecia uma passagem ou outra, mas sendo a 1ª coisa que lia de Saramago, não sabia o que havia de esperar e não esperava de todo o que li.
Quando peguei no livro para começar a lê-lo, parecia que me estava ele a perguntar...”Será que queres mesmo ler-me?” “dizia” em tom de desafio.
Foi numa hora de almoço á beira-mar, o dia estava agradável, apesar de uma brisa algo fria, lá em baixo na praia vi uns miúdos a brincar, ouvia-se o barulho do mar a enrolar na areia e pensei, “Como seria se eu não visse?”, esta pergunta para qualquer um de nós que vê, é tão estranha que é raro alguém se questionar sobre tal coisa.
Pois é, e se eu não visse como o senhor que passa todos os dias á porta da loja, e se eu não visse como o primo Jorge, e se.... bem, rodei o pescoço para tentar descontrair-me e comecei...
“O Disco amarelo iluminou-se. Dois dos automóveis da frente aceleraram antes que o sinal vermelho aparecesse. (...) Os automobilistas, impacientes, com o pé no da embraiagem, mantinham em tensão os carros, avançando, recuando, como cavalos nervosos que sentissem vir no ar a chibata. (...) O sinal verde acendeu-se enfim, bruscamente os carros arrancaram, mas logo se notou que não tinham arrancado todos por igual. O primeiro da fila do meio está parado, (...) O novo ajuntamento de peões que está a formar-se nos passeios vê o condutor do automóvel imobilizado a esbracejar por trás do pára-brisas, enquanto os carros atrás deles buzinam frenéticos. Alguns condutores já saltaram para a rua, (...) batem furiosamente nos vidros fechados, o homem que está lá dentro vira a cabeça para eles, (...) pelos movimentos da boca percebe-se que repete uma palavra, uma não, duas, (...) consoante se vai ficar a saber quando alguém, enfim, conseguir abrir uma porta, Estou cego. (...)”Estou cego, a frase fulcral, a partir deste parágrafo imaginem que aos poucos, todos ficam cegos, uma nação inteira (portuguesa, ou não, é indiferente) cega, tal como uma peste “branca” que vai invadindo os “olhos” da sociedade. Só um (que vê, mas têm que fingir que não) fica para contar a história. “ (...) é que vocês não sabem, não o podem saber, o que é ter olhos num mundo de cegos, não sou rainha, não, sou simplesmente a que nasceu para ver o horror, vocês sentem-no, eu sinto-o e vejo-o (...)São “internados” numa “Mitra” qualquer, com “comida” a horas certas (quando ela vem... se morrerem mais depressa melhor), estes primeiros cegos, passam a ser muitos depois, esses muitos passam a tornar o ambiente físico e psíquico um caos.
A partir daqui, o medo, o salve - se quem puder, a falta de discernimento, os princípios passam a ser tudo irreal, ou tão real, que a subsistência grita mais alto que tudo o resto. Morte, Violência, Violações, Putrefacções tudo faz parte do mesmo quadro e o “mundo” passa a ser fantasmagórico, “ (...) ser fantasma deve ser isto, ter a certeza de que a vida existe, porque quatro sentidos o dizem, e não a poder ver, (...)”.Um incêndio coloca-os de novo em “liberdade”, “ (...) Diz-se a um cego. Estás livre, abre – se – lhe a porta que o separava do mundo, Vai, estás livre, tornamos a dizer-lhe, e ele não vai, ficou ali parado no meio da rua, ele e os outros, estão assustados, não sabem para onde ir, é que não há comparação entre viver num labirinto dementado da cidade, onde a memória para nada nos servirá, pois apenas será capaz de mostrar a imagem dos lugares e não os caminhos para lá chegar. (...)”Divagando pelas ruas, os que não vêem sentem a podridão, a que vê, sente a duplicar. O “mundo” que até então conhecia, agora faz parte de um mapa sem sentido, com estradas que não levam a lugar nenhum, mesmo assim numa tentativa de voltar á vida normal procuram algo que os remeta para esse espaço físico, o resultado é descobrirem que nada mais vai voltar a ser como antes.
Já contei mais do que devia da história, se não leram, façam-no, mas atenção se estão habituados a literatura mais light e sofrem de perturbações gástricas ou são facilmente impressionáveis, não o façam. Pela vossa saúde.
Por último,
(...) Se eu voltar a ter olhos, olharei verdadeiramente os olhos dos outros, como se estivesse a ver-lhes a alma, (...)”Da próxima vez que se “apagar” a luz, pense que os olhos de Dentro também vêem...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Panquecas de maçã

Fotografias da minha autoria... Cá por casa, todos se pelam por ter um pequeno almoço com panquecas. No passado sábado "inventei" umas que ficaram uma delícia. Simplesmente voaram. Tive como inspiração base uma receita que vi no blog "A Pitada do Pai", que tanto gosto de seguir. Então a receita foi esta: - 2 ovos - 1 maçã pequena Granny Smith ou metade de uma grande - 1 colher sopa açúcar amarelo ou de coco - 2 colheres sopa amido milho (vulgo Maizena) - 1 colher sopa de Maizena - 1 colher sopa de farinha de coco Preparação: Descasque a maçã, corte em pedaços, junte todos os outros ingredientes no liquidificador. Se achar que a massa está muito densa, acrescente aos poucos leite vegetal ou leite de vaca ou mesmo sumo de laranja. Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo de coco ou manteiga. Faça mini panquecas, vai render cerca de 12 a 14 doses. Quando começar a fazer, é ver todos a virem a correr, espreitar o que se passa,

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa