Avançar para o conteúdo principal

Sugestões para o fim-de-semana

Esta semana mais uma vez temos variadíssimas propostas culturais, desde feiras, exposições, teatro, música. Assim o fim-de-semana se prolongasse por uma semana e teríamos tempo para ver tudo. Fica aqui as fotos do fogo de artifício da semana passada, como boa portuguesa que sou, digo que Portugal foi o melhor, ora digam lá se não tenho razão... Já agora quem venceu o concurso foi a Alemanha, não achei nada justo, os E.U.A. estiveram bem melhor. Feira: Image in http://www.alimentacion-sana.com.ar/ De 30 de Setembro a 8 de Outubro, no Pavilhão de Exposições NERSANT, realiza-se a XXI Feira Nacional dos Frutos Secos, a XV Feira Internacional e IV Feira do Figo Preto de Torres Novas. Nesta feira pode-se adquirir frutos secos e passados, tal como doçaria com frutos secos. Efectua-se ainda concursos de fotografia e de montras, provam-se azeites e vinhos, existe ainda artesanato ao vivo e muita animação musical para todos os gostos. A organização desta exposição fica a cargo da Associação Nacional dos Produtores de Frutos Secos e Passados e o programa está disponível em http://www.feiradosfrutossecos.org/. 4º Festival Gastronómico do Chícharro em Alvaiázere: Chicharro. Este nome a mim só me fazia lembrar um peixe, no entanto este Chicharro é uma pequena leguminosa, que faz lembrar o tremoço ou o feijão, entre o dia 5 e o dia 8 em Alvaiázere vão ser apresentados variadíssimos pratos à base deste vegetal. Desde a Cabidela com Chícharo, Chicharada de Chocos, Chicharada com Legumes. Para além da componente gastronómica, neste Festival pode também ver e ouvir um Encontro de Cantares ao Desafio, que dá a conhecer os cantadores, contadores de histórias e tocadores desta região. Dentro da vila poderá ainda assistir a exposições, passeios de jipe pela região, passeios de burro pela vila e espectáculos com a Brigada Victor Jara . Informação in http://www.confagri.pt/ Música: Lembram-se do Fábio Júnior? O galã das novelas que nós víamos quando éramos miúdos? E a canção do pai “(...)Pai, me perdoa essa insegurança, é que eu não sou mais aquela criança,que um dia morrendo de medo, nos teus braços você fez segredo,(...). Pai, você foi meu herói meu bandido, hoje é mais muito mais que um amigo. Nem você nem ninguém tá sozinho, você faz parte desse caminho, que hoje eu sigo em paz !!!!!” Pois é, dia 8 Fábio Júnior está na Praça de Touros do Campo Pequeno, pelas 21.30. Informações in http://lazer.publico.clix.pt Teatro:Música no Coração Se a música “The hills are alive with the sound of music” lhe diz muito, mas está cansada de ouvir todos os anos por altura do Natal, agora já pode assistir ao vivo, numa versão á medida de Filipe La Féria, no Teatro Politeama. "Música no Coração" tem no seu elenco, Lúcia Moniz, Anabela, Carlos Quintas e Helena Vieira nos principais papéis. A partir de 06-10-2006, de terça a sexta às 21h30, aos sábados às 17h00 e às 21h30 e aos domingos às 17h00. Informações in http://lazer.publico.clix.pt

Teatro Amador: Nas comemorações do 158º Aniversário da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, no dia 7 de Outubro, pelas 21,30, o Grupo de Teatro da Casa do Povo de Pontével, encontra-se nesta colectividade para apresentar a peça "A Birra do Morto", de Vicente Sanches. Uma comédia onde a crítica social e política gira em torno de um morto que se recusa a ser enterrado.

Exposição: 200 ANOS DE VESTIDOS DE BAPTIZADO 1750-1950 No Museu do Traje e da Moda no Lumiar, pode ver uma exposição interessante e completamente diferente, as origens dos vestidos de baptizado. Vão estar expostos, “(...)cerca de 40 vestidos de baptizado antigos, pertencentes a figuras históricas ou a famílias tradicionais portuguesas. É por esta razão que se vai patentear nesta mostra pouco comum o traje púrpura que o Marquês do Pombal mandou fazer para o baptizado do seu filho, bem como o vestido com que D. Miguel I se terá eventualmente baptizado em Queluz, amavelmente cedido por S.A.R., a Duquesa de Bragança.(...)” Esta exposição é também uma forma de dar a conhecer a Instituição Particular e sem fins lucrativos Ajuda de Mãe, que apoia mulheres grávidas que tenham dificuldades . Informações in http://www.museudotraje-ipmuseus.pt/ Exposição: Nas comemorações dos 50 anos da Anita (quem não se lembra de ler pelo menos um livro?), de 3 a 15 de Outubro na Praça Central do Centro Colombo, as crianças vão poder conhecer o ilustrador belga Marcel Marlier. Nesta exposição vão ainda poder construir um "puzzle" gigante, , participar num concurso e visitar três dos cenários que reconstituem o ambiente de três livros da colecção: Anita vai à escola (1957), Anita Mamã (1968) e Anita e os Fantasmas (2006). A todos um bom fim-de-semana.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Panquecas de maçã

Fotografias da minha autoria... Cá por casa, todos se pelam por ter um pequeno almoço com panquecas. No passado sábado "inventei" umas que ficaram uma delícia. Simplesmente voaram. Tive como inspiração base uma receita que vi no blog "A Pitada do Pai", que tanto gosto de seguir. Então a receita foi esta: - 2 ovos - 1 maçã pequena Granny Smith ou metade de uma grande - 1 colher sopa açúcar amarelo ou de coco - 2 colheres sopa amido milho (vulgo Maizena) - 1 colher sopa de Maizena - 1 colher sopa de farinha de coco Preparação: Descasque a maçã, corte em pedaços, junte todos os outros ingredientes no liquidificador. Se achar que a massa está muito densa, acrescente aos poucos leite vegetal ou leite de vaca ou mesmo sumo de laranja. Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo de coco ou manteiga. Faça mini panquecas, vai render cerca de 12 a 14 doses. Quando começar a fazer, é ver todos a virem a correr, espreitar o que se passa,

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa