Avançar para o conteúdo principal

Isabel Allende - Mulher, escritora de sonhos...












Foto in http://www.isabelallende.com/
Isabel Allende deve ser a escritora que até hoje mais me fez emocionar a ler um livro. Dos seus 16 livros, pelo menos metade deles já os li (estão sublinhados a cor diferente) e sempre com muito agrado. Acho que o primeiro foi a Casa dos Espíritos, após ter visto o filme por duas vezes, ainda hoje emociono-me ao vê-lo sentia uma mistura de tristeza com riso, com revolta.
Ao ler o livro voltei a senti-lo mas de uma maneira mais intensa. A sua escrita envolve-nos de modo a que consigamos passar para o lado de lá do livro e quando menos esperamos estamos a viver de perto as mesmas emoções que as personagens, as mesmas dores e angústias. Nos seus livros mesmo sem nunca lá ter estado acho que conheço as paisagens e os sítios que a escritora descreve com primor e simplicidade sem se tornar maçadora.
De todos os livros o que mais mexeu comigo foi o “Paula”, lembro-me que ao lê-lo no comboio quantas vezes tinha que me conter para não chorar, muitas vezes era difícil, então fingia estar a ter um ataque de rinite alérgica e limpava as lágrimas que teimavam em correr pela minha cara, palavras como “(...) Garantiu-me que o estado de coma é como dormir sem sonhos(...)
Tenho a alma afogada em areia, a tristeza é um deserto estéril. Não sei rezar, não consigo alinhavar dois pensamentos (...) “As palavras em baixo descrevem como a escritora contou a um dos doentes do hospital o que se passava com Paula:
“ (...) Era uma vez uma princesa a quem no dia do baptismo as suas fadas cobriram de dons, mas um bruxo colocou uma bomba relógio no seu corpo, antes que a sua mãe o pudesse impedir. Na altura em que a jovem cumpriu vinte e oito felizes anos todos se tinham esquecido do malefício, mas o relógio contava inexoravelmente os minutos e um dia a bomba explodiu sem ruído.(...)Quando a sua filha resolveu partir foram com estas palavras de mãe, mulher e contadora de histórias que Isabel definiu o momento:
“ (...) Na madrugada de domingo de 6 de Dezembro, após uma noite prodigiosa em que se abriram os véus que ocultam a realidade, morreu a Paula. Eram quatro da manhã. (...) Como é simples a vida, afinal de contas... (...)
Em última instância a única coisa que tenho é o amor que lhe dou. (...) Paula ficou cor de opala, branca, transparente...tão fria! A frialdade da morte provém das entranhas, como fogueira de neve a arder por dentro; ao beijá-la o gelo ficava-me nos lábios, como uma queimadura. (...) A sua missão neste mundo foi a de unir aqueles que passaram pela sua vida e nessa noite sentimo-nos todos acolhidos sob as suas asas siderais, imersos naquele silêncio puro onde talvez reinem os anjos. (...)As últimas palavras deste livro descrevem uma mulher aliviada mas ao mesmo tempo conscienciosa do seu lugar no mundo:
“Sou o vazio, sou tudo o que existe, estou em cada folha do bosque, em cada gota do orvalho, em cada partícula de cinza que a água arrasta, sou a Paula e também sou eu própria, sou nada e tudo o resto nesta vida e noutras vidas, imortal. (...).Por isto e por tudo agradeço a Isabel Allende por existir como mulher e como escritora, a quem ainda não leu nenhum dos seus livros, deixo aqui o convite:

A Casa dos Espíritos (1982)»
De Amor e de Sombra (1984) »
Eva Luna (1987) »
Contos de Eva Luna (1988)»
O Plano Infinito (1991)»
Paula (1994))»Afrodite (1998)
A Filha da Fortuna (1999)»
Retrato a Sépia (2000)»A Cidade dos Deuses Selvagens
O Reino do Dragão de Ouro
O Bosque dos Pigmeus»O Meu País Inventado
Zorro, O Começo da Lenda (2005)
Trilogia As Memórias da Águia e do Jaguar
Inés da Minha Alma (2006)





Comentários

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Panquecas de maçã

Fotografias da minha autoria... Cá por casa, todos se pelam por ter um pequeno almoço com panquecas. No passado sábado "inventei" umas que ficaram uma delícia. Simplesmente voaram. Tive como inspiração base uma receita que vi no blog "A Pitada do Pai", que tanto gosto de seguir. Então a receita foi esta: - 2 ovos - 1 maçã pequena Granny Smith ou metade de uma grande - 1 colher sopa açúcar amarelo ou de coco - 2 colheres sopa amido milho (vulgo Maizena) - 1 colher sopa de Maizena - 1 colher sopa de farinha de coco Preparação: Descasque a maçã, corte em pedaços, junte todos os outros ingredientes no liquidificador. Se achar que a massa está muito densa, acrescente aos poucos leite vegetal ou leite de vaca ou mesmo sumo de laranja. Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo de coco ou manteiga. Faça mini panquecas, vai render cerca de 12 a 14 doses. Quando começar a fazer, é ver todos a virem a correr, espreitar o que se passa,

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa